Como pagar IPVA 2021 pelo Pix

Todo ano os cidadãos brasileiros proprietários de veículos, possuem a obrigação de pagar o IPVA, neste ano de 2021 não será diferente. Todavia, com a criação do Pix, dúvidas surgiram sobre como utilizá-lo para pagamento do imposto em questão. Deste modo, conheça neste artigo, Como pagar IPVA 2021 pelo PIX e outras formas de realizar o pagamento do IPVA. Portanto, fique por dentro!

Como pagar IPVA 2021 pelo Pix

Como pagar IPVA 2021 pelo Pix

Veja ainda: DPVAT 2021 SP Parcelar IPVA 2021 IPVA Proporcional.

O que é o IPVA 2021 e quando vence?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA, é um imposto anual obrigatório para todos os indivíduos que possuem veículos em todo o território brasileiro.

A data para pagamento do imposto de 2021, tem data prevista para vencimento no dia 26 de abril. Assim sendo, os condutores que preferirem realizar o parcelamento poderão realizar o pagamento em até três.

Para realizar o pagamento parcelado será necessário se dirigir até a SEFAZ (Secretária da Fazenda) referente ao seu estado, com os documentos pessoais e do veículo (originais). Vale ressaltar que, para pagamentos à vista cada estado pode dar um desconto diferente, que normalmente pode chegar até a margem de 3%. Assim sendo, caberá ao condutor escolher a opção que melhor cabe em seu bolso.

Para saber qual o valor necessário para pagamento de seu veículo, acompanhe a fórmula matemática a seguir e calcule: valor de tabela do veículo x (vezes) a alíquota de 4% (0,04). Para valores exatos, incluindo encargos, caso existam, acesse o site do Detran referente ao seus estado, lá será possível realizar o cálculo completo, apenas utilizando o número do RENAVAM atualizado e a placa do veículo.

O que é Pix?

O Pix, em linhas gerais, é uma nova forma de pagamento digital, elaborada pelo Banco Central do Brasil, com o intuído de ser mais uma opção de transferências e pagamentos ao lado dos já consolidados TED e DOC.

Por sua vez, exclusivamente, o Pix traz como novidade um sistema de transferências efetivo durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive domingos e feriados. De acordo com o Banco Central, as transações pelo Pix ocorrem em uma média de apenas 10 segundos.

O que é Pix

O que é Pix

Formas de Pagamento do IPVA

O IPVA de 2021 pode ser pago à vista ou parcelado, em diversos locais de pagamento, dos quais estão listadas na sequência:

  • Em terminais de autoatendimento;
  • Em guichês de caixa;
  • Pela internet;
  • Débito agendado ou automático;
  • Nas casas lotéricas;
  • Demais canais oferecidos pela instituição bancária para fazer o pagamento.

A partir desse ano de 2021, também será possível fazer o pagamento do IPVA pelo Pix, veja como!

Como pagar IPVA 2021 pelo PIX

Mas Enfim, como efetuar o pagamento pelo Pix? Entenda como na explicação a seguir:

  • Acesse o site ou aplicativo de seu banco de preferência;
  • Clique na seção “Pix” e posteriormente em “pagamentos”;
  • Depois vá até o campo “taxas e impostos”;
  • Na sequência, no formulário da página subsequente, insira os dados do veículo, como placa e Renavam atualizado;
  • Insira sua chave de acesso para finalizar o pagamento;
  • E em poucos segundos, seu IPVA de 2021 estará pago.

Reply