IPVA Atrasado 2021: Como Parcelar, Valor de Multa e Consulta

Por conta de diversos fatores, alguns contribuintes ficam com IPVA atrasado, e não fazer o pagamento do IPVA no tempo estabelecido. Nesses casos eles entram numa situação de ilegalidade, e uma multa pode ser aplicada como penalização. Sendo assim, confira abaixo mais sobre o IPVA atrasado 2021.

IPVA Atrasado 2021

IPVA Atrasado 2021

IPVA Atrasado 2021

O Imposto Obrigatório para Proprietários de Veículos Automotores (IPVA) é cobrado todos os anos em todos os estados brasileiros.

O pagamento desse tributo é obrigatório, e quem não realiza o seu pagamento não consegue fazer o licenciamento do veículo, isso sem falar que uma multa é aplicada quando o pagamento IPVA é feito fora do prazo estabelecido.

Sendo assim, contribuintes com o IPVA Atrasado 2021 precisam de regularizar a sua situação com a máxima urgência, de modo que não possam cair em penalidades ainda mais piores do que as mencionadas anteriormente.

IPVA em Atraso

IPVA em Atraso

Como Pagar IPVA Atrasado 2021

O pagamento do IPVA Atrasado 2021 inicia com a emissão do guia de pagamento por meio da internet, bastando acessar o site oficial do DETRAN do estado em que o contribuinte irá fazer o pagamento e fazer a consulta IPVA.

Existem duas opções de pagamento para o imposto, sendo possível pagar o valor em atraso de forma:

  • Parcelada ou;
  • Integral.

No pagamento em parcelas, o DETRAN oferece até 3 parcelas para a quitação do imposto.

Como Parcelar o IPVA Atrasado

O parcelamento é uma ótima opção de pagamento caso você não disponha de todo o valor necessário para a quitação do IPVA. Ao escolher essa forma de efetuar o pagamento IPVA você precisará de seguir o passo a passo abaixo:

  • Entre no site oficial do Detran do Seu estado e busque pela opção “Consulta de Débitos”;
  • Em seguida informe os dados que são solicitados (geralmente o número da placa do veículo e o RENAVAM).
  • Siga emitindo o guia de pagamento e escolha a forma de pagamento (nesse caso escolha o pagamento parcelado).
  • Agora basta se dirigir a uma agência bancária ou casa lotérica para quitar o boleto IPVA emitido.

Multa IPVA Atrasado

No caso de atraso no pagamento IPVA, uma multa será aplicada no momento em que o contribuinte quiser quitar o imposto em atraso. Em condições normais, o DETRAN faz uma adição de 20% do valor equivalente ao valor do IPVA a ser pago mais uma taxa de 1% correspondente ao mês de atraso.

Lembrando que ao fazer o pagamento você deve observar a nova data limite que constará na tabela IPVA. Use como referência o último digito do número da placa do seu veículo para poder conferir a data definida para o pagamento.

Multa IPVA Atrasado

Multa IPVA Atrasado

Consulta IPVA Atrasado 2021

Do mesmo jeito que a consulta normal do valor IPVA, você pode verificar o valor em atraso por meio da internet num processo bastante simples. Tenha em mãos um dispositivo capaz de se conectar à internet e siga o passo a passo apresentado a seguir para poder realizar a consulta IPVA:

  • Acesse o site oficial do DETRAN do seu estado;
  • Agora siga em frente informando o número da placa do seu VEÍCULO e o RENAVAM.
  • Clique em “Consultar” que em seguida você já poderá conferir as informações relacionadas ao seu IPVA.

Reply