Licenciamento 2021: Valor, Consulta, Tabela, Pagamento

Quem tem seu veículo precisa ficar de olho em todas as taxas que deve pagar para poder andar com ele de forma legal, taxas essas, que devem ser pagas de forma anual. Existe o IPVA, o DPVAT e existe também o licenciamento, que é de responsabilidade do Detran do seu estado. O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CLRV) é de porte obrigatório e o motorista que dirige sem tal documento, mesmo com outras taxas em dia, está sujeito a multa e até mesmo apreensão do veículo. Em nosso artigo de hoje você vai saber com detalhes sobre o Licenciamento 2021. Confira.

Licenciamento 2021

Licenciamento 2021

Em seguida você pode entender mais sobre os impostos automotivos.

Licenciamento 2021

Como mencionado em nossa introdução, estamos falando de um procedimento que deve ser feito todos os anos de forma obrigatória para que seu veículo tenha autorização de circulação pelas vias.

O licenciamento é o que vai atestar que seu carro está dentro das conformidades da lei, com normas de segurança e afins. Ele é composto por três diferentes tributos, conheça-os:

  • Taxa de Expedição: Depois que o contribuinte realiza o pagamento do DPVAT e IPVA, precisa ainda pagar mais uma taxa para finalizar o processo de regularização do veículo. Esse tributo é a taxa de expedição do licenciamento, a qual é cobrada pelo Detran e possui valo variável de acordo com o estado que você reside.
  • Seguro DPVAT: O pagamento do seguro DPVAT é de caráter obrigatório, assim como os outros tributos em questão e deve ser quitado todos os anos. Seu valor é o mesmo para todos estados do Brasil, a única variação pode ser referente a categoria do veículo.
  • IPVA 2021: Há também, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA. O valor desse tributo não é o mesmo em todos estados, pois o mesmo é definido pelo Governo Estadual, que é quem estipula os prazos de pagamento. Anualmente a tabela de pagamento é atualizada, sendo definida de acordo com o final da placa de cada veículo.

Valor Licenciamento 2021

O valor do licenciamento não é algo único, já que vai depender do estado que você reside, estima-se que existe valores entre R$ 50,00 e R$ 100,00 entre os estados.

Além disso, o valor poderá ser pago somente se o IPVA e o DPVAT 2021 estiverem em dia. O mesmo acontece com as multas de trânsito, que não devem estar em aberto para regularização do licenciamento.

Portanto, se o veículo tiver qualquer valor em aberto o motorista não vai conseguir acesso a guia de pagamento do licenciamento para circular de forma legal com o veículo.


Tabela Licenciamento 2021

A tabela de licenciamento existe como forma de organizar as datas e os procedimentos para o pagamento da taxa. A tabela depende do estado que estamos falando, por isso você deve procurar sobre as datas referentes ao seu.

Alguns estados permitem o adiantamento do valor juntamente com o pagamento do IPVA 2021.

Tabela Licenciamento 2021

Tabela Licenciamento 2021

Na imagem acima foi possível conferir a tabela do Licenciamento no estado do Rio Grande do Sul, confira algumas outras:

Tabela de Licenciamento São Paulo

Tabela de Licenciamento SP 2021
Placa Mês de vencimento
Placa Final 1 Mês de Abril
Placa Final 2 Mês de Maio
Placa Final 3 Mês de Junho
Placa Final 4 Mês de Julho
Placa Final 5  e 6 Mês de Agosto
Placa Final 7 Mês de Setembro
Placa Final 8 Mês de Outubro
Placa Final 9 Mês de Novembro
Placa Final 0 Mês de Dezembro

Tabela de Licenciamento Minas Gerais

Tabela de Licenciamento MG 2021
Final da Placa Mês de vencimento
Finais 1, 2 e 3 Junho
Finais 4, 5 e 6 Julho
Finais 7, 8, 9 e 0 Agosto

Tabela de Licenciamento 2021 Rio de Janeiro

Tabela de Licenciamento RJ 2021
Final da Placa do Veículo Período para o Licenciamento Anual
Finais 0 e 1 Fim de Junho
Finais 2 e 3 Fim de Julho
Finais 4 e 5 Fim de Agosto
Finais 6 e 7 Fim de Setembro
Finais 8 e 9 Fim de Outubro

Consulta Licenciamento

A consulta do licenciamento 2021 é fácil e o condutor consegue ter acesso com detalhes a todas as informações, conseguindo emitir sua guia de pagamento.

Todo processo pode ser feito pela internet, mas é preciso prestar atenção ao seu estado, já que podem ter algumas diferenças.

  • O primeiro passo é acessar o site oficial do Detran do estado que deseja;
  • Procure por “veículos” e depois “licenciamento”;
  • Será necessário informar o número da placa;
  • Preencha também o número do RENAVAM;
  • Insira os caracteres para segurança;
  • Confirme.
Consulta Licenciamento SP

Consulta Licenciamento SP


Pagamento Licenciamento 2021

Seguindo os passos da consulta pelo Detran do seu estado, você consegue ter acesso a guia de pagamento. O processo é super simples, visto que existe a possibilidade de pagamento em diversas instituições.

O pagamento pode ser feito pela internet, se você costuma pagar suas contas dessa forma ou de maneira presencial com a guia emitida online. Os bancos que aceitam esse tipo de pagamento, são:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Banco Popular;
  • Santander.

Além disso, tal pagamento poderá ser efetuado em casas lotéricas e nos correios.

Prazo de Pagamento do Licenciamento

Para que você não perca o prazo de pagamento do licenciamento, é necessário acompanhar a tabela do Detran do seu estado. Através da mesma é possível verificar a data máxima para pagamento do imposto.


IPVA 2021

Quem possui um veículo automotor não possui apenas o Licenciamento 2021 para pagar, há ainda o Seguro DPVAT e o IPVA 2021. Ao efetuar o pagamento de todos essas taxas, o motorista poderá circular de forma legal pelas rodovias e vias do país.

Fique atento a todos prazos para que não haja nenhum problema com o Detran do seu estado, como por exemplo, multas e apreensão do veículo.

IPVA 2021

IPVA 2021

Reply