Parcelar IPVA 2021: Parcelamento IPVA, Cálculo

O IPVA 2021 é um tributo exclusivamente cobrado sobre todos os automóveis terrestres, como carros, motos, caminhões, caminhonetas, ônibus e micro-ônibus. Em algumas ocasiões, por ser um valor alto, muitos proprietários de veículos desejam realizar o parcelamento do IPVA 2021, mas não sabem como proceder. Por isso, neste artigo, explicamos como efetuar o parcelamento do IPVA.

Parcelamento IPVA 2021

Parcelamento IPVA 2021

Parcelamento IPVA 2021

O pagamento do IPVA 2021 é obrigatório e essencial para emissão de outros documentos dos veículos, como, por exemplo, o licenciamento. Sem o licenciamento, o veículo pode ser apreendido e o ainda motorista pode perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

✓ Confira também os valores do imposto nos estados:

Existem várias formas de pagamento do IPVA, e o parcelamento é uma delas. Esse método é mais indicado para os proprietários de carros luxo, cujo os valores praticados pelo IPVA são altos.

Nesse caso, há opção de dividir em até três vezes as parcelas do imposto. Os proprietários devem consultar o site do Detran ou Secretaria da Fazenda e imprimir o boleto de pagamento para cada mês.


Como Parcelar IPVA Vencido 2021

Alguns proprietários que não efetuaram o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em anos anteriores também podem parcelar o pagamento e regularizar a situação do seu veículo O parcelamento do IPVA vencido 2021 pode ser feito da seguinte maneira:

  • Dirija-se até a Secretaria da Fazenda ou Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado;
  • No balcão de atendimento, solicite a renegociação da dívida e peça o parcelamento do IPVA 2021;
  • Efetue o pagamento dos boletos bancários do IPVA vencido no período estabelecido.
Como Parcelar IPVA Vencido 2021

Como Parcelar IPVA Vencido 2021


Desconto IPVA 2021 à Vista

A grande maioria dos Estados oferecem descontos aos proprietários de veículos que efetuarem o pagamento do IPVA 2021 à vista.

Geralmente, o pagamento do IPVA de uma só vez é referido como cota única. Cada estado possui sua própria forma de constituir os descontos que serão oferecidos aos contribuintes.

  • Em São Paulo, o desconto pode chegar até 3%;
  • Enquanto em Roraima o abatimento é de 10%.

Vale ressaltar que, em alguns estados, para conseguir o desconto no valor do imposto é preciso pagar a cota única até a data estabelecida no calendário do IPVA.

✓ Confira também como realizar o pagamento do IPVA Atrasado 2021.

Outros estados, como Alagoas, também promovem descontos no IPVA por meio de créditos da Nota Fiscal Cidadão (NFC). Na ocasião, ao comprar determinado produto em qualquer estabelecido, o contribuinte deve solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal.

Depois, basta apenas solicitar o abatimento no site da Secretaria de Estado da Fazenda.


Valor do IPVA 2021

O valor do IPVA 2021 é atualizado anualmente, por isso os proprietários devem consultar individualmente o valor taxado para seu veículo no início de cada ano. No entanto, é possível saber previamente o valor por meio de um cálculo.

O valor do IPVA 2021 é constituído:

  • Pela alíquota definida pelo Governo do Estado e;
  • O valor venal do veículo medido pela tabela FIPE.
Valor do IPVA 2021

Valor do IPVA 2021

Para calcular o valor do imposto, o contribuinte deve multiplicar o valor venal do veículo pela alíquota da categoria pertencente. O resultado da equação será o valor do IPVA.

Reply