RENACH 2021: O que é, e como fazer a consulta

Para que você não tenha dificuldades na hora de ter acesso a um dado importante relacionado a sua trajetória como motorista, vale a pena saber como consultar o RENACH. Isso porque por meio desse número é possível conferir essas informações sem muitas dificuldades. Entenda mais sobre o RENACH 2021 abaixo.

RENACH 2021

RENACH 2021

O que é Renach

O Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH) é um número que serve como identificação do motorista. Esse número permite o acesso de informações do motorista desde a fase de formação até a obtenção da habilitação.

O RENACH também é necessário para a emissão da CNH e da PID (Permissão Internacional para Dirigir). As informações acessíveis por meio do RENACH ficam armazenadas no banco de dados do Denatran e do Detran de cada um dos estados brasileiros.

O que é Renach

O que é Renach

Para que Serve o Renach

Como foi mencionado anteriormente, o RENACH 2021 é um documento que permite o acesso a diversas informações relacionadas ao histórico do motorista.

Por conta disso, pelo número do RENACH você consegue acessar facilmente esses dados, sem ter que procurá-los em documentos físicos separados.

No Renach é feita a avaliação continua da sua situação do motorista, por meio do registro de multas aplicadas ao condutor e radares em que o motorista excedeu a velocidade máxima recomendada para o trecho, entre outros acontecimentos que são importantes no trânsito.

Quem tem Acesso ao Renach 2021

Pelo fato das informações armazenadas pelo RENACH serem confidenciais, somente entidades especificas podem acessar esses dados. Sendo que dentre os órgãos governamentais que podem acessar os dados do motorista, se encontram os seguintes:

  • PRF (Polícia Rodoviária Federal);
  • Contran (Conselho Nacional de Trânsito);
  • DER (Departamento de Estradas de Rodagem);
  • Denatran (Departamento Nacional de Trânsito);
  • JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações);
  • Órgãos municipais de trânsito;
  • Cetrans (Conselhos Estaduais de Trânsito);
  • Contradife (Conselho de Trânsito do Distrito Federal);
  • Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Quem tem Acesso ao Renach

Quem tem Acesso ao Renach

Vale salientar que essas entidades não só podem acessar as informações armazenadas no banco de dados do RENACH, mas também tem a capacidade de adicionar novas informações no banco de dados. Lembrando que não é possível fazer a remoção de informação.

Como Consultar o Renach 2021

A consulta do número do RENACH pode ser feita na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nesse documento o número fica localizado logo abaixo da data de emissão da carteira de habilitação, numa sequência formada por 9 números.

Fora isso, também é possível conferir o número do seu CPF diretamente numa das unidades presenciais do Detran.

Agora, para quem não tem como se deslocar a uma unidade presencial de atendimento, também é possível conferir o número por via online.

Para poder acessar o número do seu RENACH 2021 por meio da internet, basta:

  • Acessar o site oficial do DETRAN e;
  • Informar os dados que são solicitados.
Como Consultar o Renach

Como Consultar o Renach

Também é possível usar o mesmo site para consultar as informações registadas em nome do motorista.

Para isso será preciso que você tenha em mãos o seu CPF e o número do seu RENACH para a consulta. Outras informações necessárias para o acesso podem ser solicitadas nessa etapa.

Reply