Consulta Renavam pela placa: Como Consultar

Atualmente o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) é o documento oficial que comprova que todas as taxas e obrigações referentes ao seu automóvel estão regularizadas. Embora seja algo tão importante, ainda são poucos os motoristas que conhecem ou lembram desse documento. Porém, a consulta Renavam pela placa não é mais complexo, tudo pode ser feito em poucos cliques na internet pelo número de identidade, no seu caso, a placa.

Consulta Renavam pela placa

Consulta Renavam pela placa

É importante levar em consideração que, caso você possua um veículo automotor ou então, está pensando em adquirir um, há alguns impostos a serem pagos, como o IPVA 2021, Seguro DPVAT e Licenciamento do Veículo.

Como ver o Renavam pela placa

Como foi citado anteriormente, o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) é como se fosse um documento oficial do seu veículo, como um CPF ou RG, por exemplo.

Entretanto, ao contrário do que muitos pensam consultar o Renavam é algo simples e pode ser feito diretamente pelo site do DETRAN do seu estado.

  1. Acesse o DETRAN do seu estado:
  2. Pesquise por RENAVAM ou Consulta ao Cadastro do Veículo;
  3. Insira a placa do veículo e preencha o CAPTCHA;
  4. Clique em Consultar.

Lembrando que, verifique se você está no DETRAN do seu estado, caso contrário, não irá constar a placa do seu automóvel no DETRAN e consequentemente, não será possível obter informações sobre o mesmo.

Como consultar multas pela placa do veículo

Após ter em mãos o Código RENAVAM, é possível ter acesso a diversas outras informações sobre o seu automóvel, incluindo multa e infrações de trânsito.

Atualmente, para fazer essa consulta existem duas formas, a primeira basta acessar o site do DETRAN do seu estado, procurar por Infrações, clicar em consultar infrações, digitar o Número do RENAVAM, CPF e clicar em consultar.

Porém, existe um meio um pouco mais simples, porém, é um processo parecido com o anterior.

  • Acesse o site do DETRAN do seu estado;
  • No caso de SP, por exemplo, procure pelo menu Infrações;
  • Clique em Consulte suas Multas;
Consulte suas Multas

Consulte suas Multas

  • Nesse momento será necessário fazer um breve cadastro;
  • Após o cadastro feito fique atento as informações;
  • Caso não tenha infrações irá aparecer para você “Nada Consta”;
  • Caso tenha alguma multa, será preciso informar seu RENAVAM e Placa.
Como consultar multas pela placa do veículo

Como consultar multas pela placa do veículo

Consultar proprietário de veículo pela placa

Assim como todos os outros processos, para consultar o proprietário de um veículo pela placa, primeiro é preciso ter o Registro Nacional de Veículos Automotores, caso contrário, não será possível.

Logo acima foi mostrado como conseguir o RENAVAM do veículo pela placa, após conseguir o RENAVAM, para descobrir a identidade do proprietário do mesmo é muito simples, basta procurar pela opção Situação do Veículo.

No entanto, pelo fato do DETRAN não ser padronizado, cada estado tem uma plataforma e consequentemente a dificuldade de encontrar tais informações aumentam.

A fim de resolver esse problema existem sites na internet que oferecem esse tipo de serviço, principalmente para quem possui apenas a placa de um veículo e precisa a qualquer custo obter o nome do proprietário.

Entre essas ferramentas, algumas são pagas e outras gratuitas. Porém, ao acessar, cuidado com os dados que você irá informar, sempre opte por resolver esse tipo de situação em sites oficiais do governo, como o DETRAN do seu estado.

Reply